Curiosidades

Algumas curiosidades marcaram a história da Canção Nova nestes 15 anos de evangelização pela internet. Também testemunhos daqueles que começaram nesta empreitada de levar o nome de Jesus pela rede mundial de computadores, passando pela simplicidade de equipamentos, condições de trabalho e produção; mas, acima de tudo, com um claro objetivo : fazer Jesus mais conhecido e amado.

Abaixo você confere algumas curiosidades destes 15 anos de história:

  • A Canção Nova na internet teve início com o trabalho de 3 pessoas. Em fevereiro de 1995, Jorge Aparecido da Silva instalava um computador na Rádio Canção Nova com o intuito de disparar vinhetas. Na época, possuía uma acesso discado num modem de 2.400 kbits, onde colocava informações a respeito da Fundação João Paulo II, dando início ao que chamamos hoje de Portal Canção Nova. Em 1997, o designer Sidney Souza Gomes criava a primeira página do cancaonova.com.

Faixa de lançamento do domínio www.cancaonova.org e, ao lado, um wallpaper recente

  • A primeira cobertura feita pelo site da Canção Nova foi o ‘Rodeio com Cristo’, em 1999. Este evento contou com a participação do tri-campeão de rodeios Adriano Moraes; além de Nelsinho Corrêa e padre Jonas Abib. Segundo Lucilene Silva, missionária da Canção Nova e uma das primeiras produtoras do site desde 1999, o ‘Rodeio com Cristo’ foi a primeira experiência de cobertura de eventos. “Não tínhamos toda a tecnologia de hoje, era bem mais difícil. As fotos, por exemplo, eram tiradas nas máquinas antigas, reveladas e escaneadas, para depois serem postadas na página. Mas tudo era feito com muita alegria”, conta.

'Rodeio com Cristo' na Canção Nova, primeira cobertura realizada pelo site

  • O Chat Canção Nova foi outro sucesso dentro desta ferramenta de evangelização. Esta foi a primeira forma de interação entre a Canção Nova e o internauta. A partir do sucesso do chat, lançado em 1999, começaram a acontecer – dentro dos acampamentos para jovens – encontros específicos para os internautas. Personalidades religiosas como padre Léo, padre Joãozinho e padre Zezinho, interagiram com os internautas através do chat.

O saudoso padre Léo participa do chat Canção Nova

  • O portal cancaonova.com foi lançado no ano 2000 para o Acampamento PHN. Possuia o shopping virtual, o webmail, os canais de notícias, previsão do tempo e o portal PHN, que disponibilizava conteúdo de formação. Garimpando nossos arquivos, achamos a matéria de lançamento do portal e a página de formação PHN. Se você é dessa época, mate um pouco da saudade.

Interface do Portal de formação PHN

  • Com a morte do Papa João Paulo II e a eleição de Bento XVI, o cancaonova.com atingiu o maior índice de acessos de toda a sua história. Foram mais de 26 mil acessos em uma única hora. “O portal travou. Não conseguíamos postar as notícias nem as fotos que nossa equipe enviava de Roma. Não me lembro de uma época em que mais trabalhei, pois nós virávamos a noite na redação do portal”, relembra Maurício Rebouças, responsável pelo conteúdo da página na época.

Funeral do Papa João Paulo II

  • Em dezembro de 2006, a Canção Nova entra no mundo dos blogs. “No começo, tínhamos 15 blogs e contávamos com uma média de 100 visitas mensais. Hoje, temos 350 blogs e quase 3 milhões de acessos”, conta o profissional na área de social mídias, Paulo Moraes.

Portal de blogs Canção Nova conta com mais de 350 páginas

  • A visita do Papa Bento XVI também foi um marco na história do cancaonova.com, “Nossos maiores avanços sempre foram com as coberturas. Antigamente, nós tínhamos de fazer toda a programação do site e demorava muito para uma matéria ser exibida. Com a visita do Papa e a criação deste canal, nós crescemos na parte de programação e estrutura, o que facilitou e muito o nosso trabalho”, diz Maurício Rebouças, gerente do portal em 2007.
  • Em 2010, a Canção Nova atinge a marca de 9 milhões de acessos únicos mensais. Está entre os primeiros no ranking de sites com conteúdo católico mais acessados no mundo, liderado pela página oficial do Vaticano, de acordo com informações do site de rankeamento mundial ‘www.alexa.com’.

Você sabe como funciona o maior portal católico do Brasil? Veja no vídeo abaixo como o nosso conteúdo chega até você:

19 respostas a Curiosidades

  1. Fabricio disse:

    É emocionante ver toda essa trajetória. Meu primeiro contato com a Canção Nova foi em 2001, pela TV, e pela internet, foi em 2002.

    Me lembro como se fosse ontem eu na escola, doido pra professora nos levar no laboratório de informática, só para acessar os conteúdos (fora que ela me chingava muito né), mas foi um período muito bom!

    Parabéns galera! Deus está conosco!

  2. Silvia Tévez disse:

    Parabéns! desde Argentina soy seguidora de CN desde hace el año 2007 y me alegra ver su progreso continuo… Parabéns!

  3. Vitor Fabiano disse:

    Parabéns a Canção Nova pelos 15 anos evaneglizando por esse grande meio de comunicação que é a internet. Sou apaixonado por tecnologia, trabalho com web designer e é muito esse trabalho que a CN faz, levando o Evangelho a toda criatura.

  4. rosangela teodoro disse:

    gostaria,de saber como ser missionário da cançâo nova.ou como a pessoa que deseja trabalhar em qualquer setor da cançâo nova deve agir.

  5. Juliana Neres disse:

    Assim como a Rosangela Teodoro, tbm gostaria de saber quais procedimentos a serem seguidos para que se possa tornar um consagrado da canção nova?
    espero ansiosa por resposta.
    Abraçosss!!!

    • Juliana Neres disse:

      Responde ai gente amada !

      • Daniel disse:

        Olá Juliana, a paz.
        meu nome é Daniel sou consagrado da comunidade.
        Se você sente o chamado à CN é preciso antes se aproximar da mesma e conhecê-la melhor; a partir daí, iniciar um caminho vocacional de no mínimo 2 anos, onde você será acompanhada para discernirmos juntos se Deus te fez Canção Nova. Sugiro que você entre em contato com nossa equipe vocacional para maiores informações vocacional@cancaonova.com ou, dependendo do seu Estado, procure uma casa de missão da Canção Nova mais próxima de você.
        Como canta Diácono Nelsinho “e quem chegar… seja bem vindo” rs

        Deus lhe abençoe!

  6. Luis Carlos - Comunidade Recado disse:

    Louvor e Alegria. Galera, na Canção Nova existe todo um processo para a consagração assim como na maioria das comunidades renovadas. Pelo que sei, é preciso fazer o vocacional. Ai é onde você vai conhecer ainda mais sobre o carisma e vocação CN. Caso identifique-se, você escreve uma carta no final do ano vocacional pedindo para ingressar na Comunidade, seu pedido passará pelo conselho. Pode ser aceito ou não. Tudo isso é feito com muita oração e sempre discernindo qual a vontade de Deus. Esse é o processo na maioria das comunidades, e se eu não me engano na CN é mais ou menos assim. Porém, bem mais complexo pelo fato de já ser uma comunidade reconhecida pela Igreja. Se você sente um chamado por esta linda vocação, procure algum e-mail ou entre no blog do vocacional cn. Com toda certeza eles vão responder. Aqui em Fortaleza tem CN, se vocês não conseguirem, eu posso tentar falar com alguém daqui e passo as informações. Meu msn pra quem quiser: miguelito_eua@hotmail.com

    Louvores sejam elevados a Deus repletos de alegria!

    Eu tbm sou CN de coração!

  7. monicaapmoreira disse:

    Fico feliz ao ler esta reportagem sobre os 15 anos de internet da cn , mas deixo uma pergunta :P orque o chat saiu fora , era um execelente meio de nos comunicar com pessoas cristas … Pensem nisso

  8. Luciano Lester Ferreira disse:

    Parabéns a toda esta equipe de Deus, gosto muito do portal da Canção nova, e sempre gosto de postar
    as matérias nas minhas redes sociais..pois assim ajudamos a levar o evangelho a todos..
    Um grande abraço a toda esta equipe de Jesus e de Nossa Senhora.
    Luciano Lester

    http://www.rainhadapazviagens.com

  9. Rui Murteira disse:

    Parabens Cançao Nova
    Deus nunca deixa o seus filhos

  10. marcelo disse:

    PQ O CHAT FOI DESATIVADO E NÃO VOLTA MAIS?
    JA FIZ ESSA PERGUNTA MILHÕES DE VEZES E NG SE DÁ AO TRABALHO DE ME RESPONDER..

  11. marcelo disse:

    PQ O CHAT FOI DESATIVADO E NÃO VOLTA MAIS?
    JA FIZ ESSA PERGUNTA MILHÕES DE VEZES E NG SE DÁ AO TRABALHO DE ME RESPONDER.. PQ?

  12. marcelo disse:

    PQ O CHAT FOI DESATIVADO E NÃO VOLTA MAIS?
    JA FIZ ESSA PERGUNTA MILHÕES DE VEZES E NG SE DÁ AO TRABALHO DE ME RESPONDER.. PQ? O QUE HÁ DE MAL NESSA PERGUNTA?

  13. marcelo disse:

    PQ O CHAT FOI DESATIVADO E NÃO VOLTA MAIS?
    JA FIZ ESSA PERGUNTA MILHÕES DE VEZES E NG SE DÁ AO TRABALHO DE ME RESPONDER.. PQ? O QUE HÁ DE MAL NESSA PERGUNTA? ALGUÉM PODE ME DIZER SE VAI VOLTAR E QUANDO?

  14. marcelo disse:

    PQ O CHAT FOI DESATIVADO E NÃO VOLTA MAIS?
    JA FIZ ESSA PERGUNTA MILHÕES DE VEZES E NG SE DÁ AO TRABALHO DE ME RESPONDER.. PQ? O QUE HÁ DE MAL NESSA PERGUNTA? ALGUÉM PODE ME DIZER SE VAI VOLTAR E QUANDO? AGRADEÇO E MAIS UMA VEZ, AGUARDO…

    • André Bittencourt disse:

      A Canção Nova como uma empresa sem fins lucrativos não tem a mão-de-obra equilibrada com a demanda de serviço. Sempre temos mais trabalho do que pessoas pra executar. Em conseqüência disso o chat teve sua reestruturação pensada, mas não foi possível executá-la como gostaríamos. O sistema antigo tornou-se inviável devido ao número elevado de reclamações de usuários que utilizavam de forma errada atrapalhando aqueles que estavam a procura de um ambiente sadio. Acredito que se lembre desses acontecimentos.
      O novo chat irá dar a vocês internautas a possibilidade de ser também os moderadores evitando assim, ou pelo menos amenizando, esses problemas antigos.
      Está previsto o novo chat para este mês de dezembro.
      Abs