Como tudo começou

Saiba a história da Canção Nova na Internet

Quando a Canção Nova decidiu trabalhar com a internet, em 1994, a rede mundial de computadores engatinhava no Brasil. Existia pouco conteúdo on-line e o acesso era restrito, em sua maioria, a estudantes universitários. Em meio a falta de experiência e apostando no futuro, em 1995, foi criada a primeira página em html da comunidade católica neste ambiente novo. Hoje, prestes a completar 15 anos na web, a Canção Nova comemora os nove milhões de acessos mensais únicos, ficando entre os sites mais acessados do mundo com conteúdo exclusivamente católico – sendo que o site do Vaticano é o primeiro nesse ranking.

Jorge Aparecida da Silva, missionário e atual Superintendente do departamento de Tecnologia da Informação, foi o precursor da Canção Nova na internet

Em 1995, o objetivo do site era fazer com que o conteúdo formativo e informativo da Rádio CN e da TVCN fosse disponibilizado na rede mundial de computadores, bem como os eventos realizados na sede da obra, em Cachoeira Paulista (SP). Somente em 25 de novembro de 2000 foi criado o Portal Canção Nova, que já contava com as versões em inglês e espanhol. No início, a média era de 10 a 15 mil acessos por dia. Atualmente, esse número chega a cerca de 9 milhões por mês.

Lançamento do domínio www.cancaonova.com, em 2000

A cobertura da morte do saudoso Papa João Paulo II e a eleição de Bento XVI, em 2005 – ano em que a Canção Nova completou dez anos de evangelização por meio da web – foram as ocasiões que mais renderam acessos na história do cancaonova.com: 26 mil em uma única hora.

“Foi uma aposta ousada que deu muito certo”, define o superintendente do departamento de Tecnologia da Informação, Jorge Aparecido da Silva, sobre o investimento da comunidade na internet. Segundo Silva, a Canção Nova tem buscado inovações no mercado tecnológico para levar o Evangelho de forma rápida e eficaz. “Precisamos penetrar na internet para atingir e resgatar os não evangelizados que lá se encontram”, enfatiza.

Redação do cancaonova.com em 2002

As novas tecnologias, assim como assinalou o Papa Bento XVI, “são um verdadeiro dom para a humanidade” e a comunidade católica não poderia deixar de usufruir dela. Para cumprir esse papel, ela investe ainda em ferramentas que seguem o conceito de Web 2.0, ou seja, que permitem interatividade. Diversos aplicativos integram as atividades da comunidade católica na web, cujo projeto é chamado de “Santa Rede”.

Dentre as ferramentas criadas exclusivamente para este projeto, estão a WebTVCN, o Mashup, o WikiCN, a rede de relacionamento Gente de fé, o Portal de Blogs CN, o Canção Nova Mobile, o Podcast Canção Nova, o CN Chama, a rede de intercessão Bem-te-vi e o Mapa Católico. A comunidade também aproveita os aplicativos já disponíveis na rede para levar a Palavra de Deus, como o YouTube, o Digg, o Twitter, o Facebook, o Flickr, o Myspace e o Delicious.

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, celebra Missa na redação do Portal Canção Nova, em 2004

Comemoração

Para comemorar o aniversário, completados no próximo dia 25 de novembro, o departamento de Tecnologia da Informação (TI) preparou algumas ações especiais. O destaque foi a realização do “Intercato – 1º Seminário: A evangelização pela internet”, que aconteceu de 23 a 24 de outubro, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O evento foi gratuito e teve mais de 12 horas, distribuídas em quatro palestras, projeto prático e oficina.

Além disso, nesta página comemorativa, você encontra conteúdos exclusivos, wallpapers, vídeos, fotos e curiosidades sobre a história da comunidade católica na internet. Aqui, ainda são disponibilizados o embed do banner de aniversário para que os internautas possam colocar nos seus blogs, além de promoções e interação pelas redes sociais.

Na TV Canção Nova, estão sendo exibidos, durante os intervalos da programação, pequenos programas produzidos pela WebTVCN sobre as ferramentas que a comunidade usa para evangelizar. Internamente, a data será lembrada com workshops para os colaboradores durante o mês de novembro, premiação para os blogs mais atualizados e, no dia 25, Santa Missa, adoração eucarística e confraternização.

9.157 respostas a Como tudo começou

  1. Wilma Malerba disse:

    Parabéns Canção Nova pela sua linda história na internet também. Estou aprendendo a navegar na net, isso é mérito da Canção Nova que amo tanto e que me evangeliza a todo momento que estou ligada pela net ou tv. Deus os abençõe!!! Irei no acampamento do Pe. Ruffos, orem por mim e minha família, em especial pelo meu filho Rúbyo e meu sobrinho João Luiz. Amém!

  2. Caio Lima disse:

    A Canção Nova abriu caminhos na evangelização via internet, e na minha vida também. Fui voluntário na Comissão de Comunicação do XVI Congresso Eucarístico Nacional – XVI CEN, em Brasília. A participação da Canção Nova com todas as suas mídias e redes foi fundamental para que as graças do XVI CEN chegassem não só a quem esteve presente, mas a todos que acompanharam pela TV, sites e em especial pelas Redes Sociais, da qual eu estava responsável pela cobertura. A ação inovadora da CN me motivou a iniciar minha empresa e trabalhar neste ramo.
    Agradeço a Deus, pela criatividade neste carisma, ao Mons. Jonas Abib pela abertura de coração, aos missionários que doam sua vida e a todos os sócios que mantém no ar todas as atividades!
    Certamente, por essas e outras razões os missionários enfatizam que “Ser Canção Nova é bom demais!”

  3. GLÁUCIA CRISTINA PEIXOTO disse:

    PARABÉNS CANÇÃO NOVA, COM A TRANSMISSÃO VIA INTERNET , NOS POSSIBILITA FICAR MAIS TEMPO COM VOCÊS. EU FICO O DIA INTEIRO CONECTADA ENQUANTO TRABALHO. OBRIGADA POR FAZER PARTE DE MINHA VIDA E DE MEUS FAMILIARES. DEUS ABENÇÕE SEMPRE VOCÊS.

  4. RITA DE CASSIA MOURA PAVAN disse:

    PARABENS CANÇAO NOVA APRENDI A USAR O COMPUTADOR POR CAUSA DA CANÇAO NOVA AMEI TANTO NÃO SEI USAR BEM MAIS A CN SEMPRE ESTOU FUÇANDO DEUS ABENÇOE A TODOS MISSIONARIOS ,PARABENS MONSENHOR JONAS POR EXISTIR ,PROFETA NOSSO OBRIGADA

  5. evandro + katia x bruno + camila disse:

    Muito bom a Canção nova existir com esse pique, pois fortalece e nos ajuda o nosso dia / dia ! participo ativamente na Internet na canção nova com blog e leitura diaria ! Carnaval 2011 estarei na canção rsrsrsrsrsr

  6. Luciano Lester Ferreira disse:

    Parabéns a todos do portal da canção nova, que o Espirito Santo continue eluminando a todos, pois
    no site da canção nova tem muita informação sadia, isto sim que o mundo de hoje esta precisando.
    Abraço a todos..
    Luciano Lester

  7. Neida Fantiel Iop disse:

    Parabéns! Canção nova
    A canção nova é o que é: porque foi Deus quem a criou e monsenhor Jonas Abib foi o instrumento eficaz na mão de Deus, deixando Deus agir como melhor lhe apraz. Que Deus abençoe cada vez mais o Monsenhor Jonas e ele instrumentalizado por Deus avance cada vez mais em águas mais profundos para realizar plenamente a vontade de Deus. Eu vejo a canção nova como o próprio Deus falando comigo por todos os meios de comunicação isso é maravilhoso.

  8. Neide Porfirio disse:

    Tambem parabenizo a Canção Nova e agradeço a Deus por esse canal tao eficiciente de comunicação. Desde que descobri a CN minha vida mudou completamente. Aprendi muito e cada dia aprendo mais. Estou todos os dias ligada e gosto muito da programaçao. Que Deus abençõe todos que fazem a Canção Nova.

  9. Enoque pereira de lima disse:

    Queridos irmaos da cancçao nova, ouço todos os dias a cançao nova pela internete; assito todas quartas feiras a missa do clube da evangelizçao pala tv.Abraçc para toos
    moro na cidade de Serra Talhada-Pernambuco

  10. André Campinas disse:

    Parabéns membrosda canção nova

    A Paz de Jesus e o Amor de Maria!!
    Sejamos insistentes em nossas orações,
    porque é pela perseverança que alcançaremos a vitória.

    Um Forte Abraço!!!!

  11. Edenilson Fernando do Nascimento disse:

    Parabéns Canção Nova, que o Espirito Santo de Deus capacite-os cada vez mais.
    Deus os abençoe.

  12. ROSILDA SILVA DE LIMA FONSECA disse:

    Parabéns Canção Nova, deixo aqui o meu depoimento que foi através da internet assistindo uma palestra do Pe. Rufus que fui despertada para a evangelização da C.N. Hoje posso dizer que a C.N. faz parte integralmente de minha vida, pois sou alimentada a todo momento através da internet, pelo meu trabalho estar diretamente ligado a rede. Desde o ano 2007, que eu e minha familia bebemos desta graça. Hoje juntamente com meu esposo, somos coordenadores de caravanas e porta a porta, pois queremos apresentar a todos esta fonte de água viva. Tudo por providencia divina. Desejo a todos a paz de Jesus e o amor de Maria. Parabéns.

  13. Giovana Pires Ferreira disse:

    Trabalho o dia inteiro conectada a CN, assistindo a sua programação da TV ou rádio pela Web. Também baixo conteúdo em mp3 para ouvir novamente, meditando a palavra dada, deixando Deus agir em mim. Orgulho-me de ser sócia evangelizadora desta obra de Deus. Obrigado pelo sim de vocês a Deus, pois me ajuda a renovar tanbém o meu diariamente.

  14. Rosilda Ferreira de Oliveira disse:

    A Canção Nova trouxe uma nova forma de evangelizar, pela internet. É uma maneira maravilhosa de estarmos lendo e ouvindo a palavra de Deus. Parabéns a todos vocês que nos ajudam a ficar cada vez mais perto de Nosso Senhor Jesus Cristo!

  15. marco camargo disse:

    O reflexo de um homem determinado, trabalhador, exemplo de vida, não poderia deixar de produzir frutos tão nobres para nossa sociedade, por meio de seus colaboradores. O amor de DEUS, a justiça DIVINA, permite essa comemoração de um site tão útil aos cristãos que não se cansam da labuta diária. Sem DEUS no coração não há VIDA. Parabéns Canção Nova e parabéns Monsenhor Jonas Abib!!!

  16. Antonia disse:

    parabens Canção Nova , com voces eu estrou aprendendo a rezar mais . Obrigada.

  17. Hands down, Apple’s app store wins by a mile. It’s a huge selection of all sorts of apps vs a rather sad selection of a handful for Zune. Microsoft has plans, especially in the realm of games, but I’m not sure I’d want to bet on the future if this aspect is important to you. The iPod is a much better choice in that case.